A cidade de Miguel Pereira
A evolução histórica do município de Miguel Pereira acha-se ligada ao município de Vassouras, principalmente no que diz respeito a seu desbravamento e também, à expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do Paraíba do Sul .


Encravado nas reentrâncias da Serra do Couto, Miguel Pereira é uma região serrana por excelência. Suas colinas suaves e suas montanhas abrigam algumas cachoeiras admiráveis e vários rios de curso sereno e águas cristalinas.

Nas últimas décadas do século passado, a atual área de Miguel Pereira, chamava-se Barreiros em virtude dos intransponíveis e desagradáveis lodaçais que se formavam no Vale do Córrego do Saco em épocas de chuvas mais intensas.

Para o tráfego dos "senhores", dos plantadores de café, de caixeiros viajantes, etc., foram abertas estradas que ligavam as regiões em torno de Vassouras .

Entre os anos de 1890 e 1920, o povoado passou a ser conhecido como Estiva pelo fato de servir como ponto de muda de cavalos que conduziam as caravanas que vinham de Petrópolis e Minas Gerais pela Estrada do Imperador ou pelo Caminho Novo de Minas em demanda da Freguesia de Vassouras.
Por vezes essas comitivas atravessavam a Serra do Tinguá e, descendo-a, dirigiam-se ao Porto do Pilar, na Baixada Fluminense, para daí seguir para a capital.

Com a chegada da ferrovia em 1898, a Estiva ganhou um notável impulso urbanístico e populacional, verificando-se de imediato um grande desenvolvimento em torno das recém-inauguradas estações de Vera Cruz, Fragoso, Arcádia, Conrado, Governador Portela e, naturalmente da própria Estiva , esta ganhando a condição de centro administrativo da chamada Linha Auxiliar da Estrada de Ferro.

Em 1913, o médico e professor Miguel da Silva Pereira fixou residência no Sítio Maria Clara, por ele comprado na Estiva. As delícias do clima, as belezas naturais da Serra e a cordialidade do povo do lugar foram amplamente divulgados em todo o Estado do Rio em virtude do intenso trabalho de propaganda feito por esse médico, e por conseqüência toda a região experimentou um grande surto de crescimento.

Aos poucos o povoado passou a ser denominado como a Estiva do Miguel Pereira e tal nome acabou sendo consagrado pelo uso.


Segundo a divisão administrativa de 1943, o município de Vassouras era formado por 11 distritos, dentre eles Miguel Pereira e Governador Portela .

Em 25 de outubro de 1955, estes dois distritos foram desmembrados para ser criado o município de Miguel Pereira .
Em 1988 Conrado, também distrito de Vassouras, foi anexado a Miguel Pereira .

Historicamente, o impulso recebido pela Estrada de Ferro Melhoramentos, mais tarde RFFSA, assim como a divulgação para o crescimento e progresso de Miguel Pereira, que cada vez mais recebe uma grande demanda de veranistas e visitantes .





ELENILTON IMÓVEIS -
- VENDE, ALUGA, LEGALIZA E AVALIA SEU IMÓVEL -
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


DESENVOLVIMENTO E HOSPEDAGEM - GRUPO RIOBRASIL - RIOBRASIL.NET